Share this page

IFC investe na MMI Steel Moçambique para apoiar indústria local, expansão regional

Maputo, Moçambique, 17 de Março, 2015 — O IFC, instituição membro do Grupo Banco Mundial, anunciou hoje um investimento de US$ 13,5 milhões  na MM Integrated Steel Mills Moçambique em apoio ao desenvolvimento industrial local e ao crescimento regional da empresa Tanzaniana Motisun Grup. O projecto irá produzir chapas de telhado galvanizadas e coloridas de alta qualidade, bem como produtos associados tipicamente usados em casas de baixo custo. A planta está implantanda na Zona Especial de Nacala.
A MMI Steel será a primeira indústria de produçao de chapas de cobertura em Moçambique com capacidade integrada de laminação a frio e ondulação. Será um passo importante para a industria Moçambicana poder fabricar produtos de alta qualidade para o sector de construção e habitação que hoje são importados. O projecto da MMI Steel que já foi aprovado pelo Gazeda e pelo Banco de Moçambique irá criar mais de 250 postos de trabalho.
O Sr. Subhash Patel, fundador e PCA do Motisun Group, disse “Moçambique é uma economia em crescimento que irá precisar de materiais locais para responder ao crescimento no sector de habitação. As nossas facilidades integradas em Nacala irão permitir-nos fabricar chapas de telhado customizadas de várias expessuras, cores e tamanhos ao um preço mais competitivo. O IFC é um parceiro importante na expansão e crescimento do Motisun Group a nível regional.”
O Motisun Group tem fábricas em Tanzania,Uganda e Zambia e distribui o seus produtos em mais 10 países em África. O grupo tem planos de expansão para o Ghana como forma de servir os países na costa ocidental de África.
A Representante Residente do IFC Sra. Jumoke Jagun-Dokunmu disse, “É um dos objectivos do IFC apoiar investidores que promovam a geração de emprego e o desenvolvimento industrial em Moçambique. O IFC está empenhado em ajudar empresas Africanas a crescer regionalmente e internacionalmente”
A Motisun iniciou a sua actividade em 1990, começando com um forno de indução, laminação a frio e ondulação de chapas de cobertura. Em 1992, ela abriu a sua primeira fábrica em Dar es Salaam, na Tanzânia, que agora tem linhas de decapagem, laminação a frio, galvanização, ondulação, revestimento a cores e fabricação de tubos soldados. A instalação também tem equipamento para derreter sucata e de fundição de boleto. Motisun montou unidades fabris na Zâmbia em 2010 e Uganda em 2012 e hoje tem uma capacidade total de laminação de 192.000 toneladas, distribuídos entre os três países. O grupo tem interesses em outras indústrias, bem como bebidas, tintas, plásticos e hospitalidade, embora três quartos das receitas do grupo venha das suas operações siderúrgicas.
About IFC
O IFC, é membro do Grupo Banco Mundial e é a maior instituição global focada exclusivamente no sector privado. Trabalhamos com empresas privadas em cerca de 100 países usando o nosso capital, experiencia e influência para ajudar na luta contra a extrema pobreza e impulsionar a partilha da prosperidade. Em FY14, investimos mais de US$22 billiões em financiamentos para a melhoria de vida em paises em desenvolvimento e a ajudar a responder aos desfios mais urgentes de desenvolvimento. Para mais informações visite www.ifc.org
Fique ligado: