Share this page

IFC assina acordo de cooperação com o Governo da Guiné-Bissau

Bissau, Guiné-Bissau 28 de abril de 2015;  A Corporaç ão Financeira Internacional (IFC), membro do Grupo do Banco Mundial e o Governo da Guiné-Bissau assinaram um Acordo de Cooperação, tendo procedido ao lançamento do Programa África Leasing Facility II no país.
O evento, que marcou o início oficial do programa na República da Guiné-Bissau, irá promover e estabelecer uma indústria de “crédito-leasing” que atenda às necessidades de financiamento das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) assim como das Micro Empresas (MEs), deixando-lhes melhor apetrechados para contribuir, de forma significativa, para a reconstrução pós-conflito. IFC irá disponibilizar serviços de consultoria para as várias partes interessadas e estará empenhada em ajudar o Governo da Guiné-Bissau na reforma do quadro legislativo e regulamentar para o “crédito-leasing” e fortalecer os parceiros técnicos para garantir o acesso ao crédito  mais eficaz para a PMEs e MEs.
"Congratulamo-nos com este acordo, que é oportuno e vai ajudar a melhorar o acesso das PMEs ao financiamento e fortalecer o setor privado Guineense", disse o Ministro da Economia e Finanças da Guiné -Bissau, Geraldo Martins que assinou o acordo.
O apoio às PMEs e as MEs é uma componente-chave do engajamento da IFC  na Guiné-Bissau no âmbito do desenvolvimento do seu setor privado, conjuntamente com os projectos de financiamento direto aos setores motores de crescimento e da estruturação de projetos PPP para melhorar a infra-estrutura do país.
"Acreditamos que o acesso ao financiamento para as PMEs na Guiné-Bissau vai ser sensivelmente melhorado, permitindo-lhes adquirir equipamentos de produção e, assim, participar no relaçamento económico do país, como é o caso dos países onde o programa leasing da IFC se encontra presente ", disse Jerome Cretegny, Gerente do País na Guiné-Bissau e representante da IFC na cerimónia de assinatura.
O crédito leasing é um mecanismo de acesso ao financiamento inovador e adaptado às PMEs e MEs em África, que muitas das vezes não têm garantias suficientes ou história de crédito para aceder aos meios convencionais de financiamento. Presente na sua primeira fase em 15 países africanos, o programa entrou na segunda fase em 2013 com denominação África Leasing Facility II, focalizando-se em 10 estados frágeis e afectados pelo conflito, entre os quais a Guiné-Bissau.
Desde 2013, o programa Africa Leasing Facility II beneficia do apoio financeiro da SECO, Secretaria de Estado para Assuntos Económicos da Suíça.
Sobre o IFC
A Sociedade Financeira Internacional (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, é a maior instituição mundial de desenvolvimento virado exclusivamente para o setor privado. Colabora com as empresas privadas numa centena de países , utilizando o seu capital, experiência e influência para a eliminação da pobreza extrema e promoção de uma melhor distribuição da riqueza. Durante o ano fiscal de 2014, a IFC disponibilizou mais de US $ 22 bilhões em financiamento para melhorar as condições de vida nos países em desenvolvimento e resolver os desafios de desenvolvimento mais urgentes. Para mais informações, por favor visite nosso site: www.ifc.org