Share this page

IFC e SOFID juntam esforços no apoio ao setor do turismo na África Lusófona

Lisboa, 21 de Novembro de 2019 - O IFC, membro do Banco Mundial, e a SOFID – Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento acordaram em colaborar no apoio a investimentos sustentáveis no setor do turismo em países emergentes, como forma de potenciar o crescimento e criação de emprego.
No âmbito do Memorando de Entendimento assinado durante o evento  “Dias das Multilaterais” em Lisboa, o IFC e a SOFID comprometem-se a analisar oportunidades de investimento do setor privado para projetos de turismo nos países africanos Lusófonos, com um foco inicial em São Tomé e Príncipe.
O Memorando associa-se à internacionalização do programa REVIVE para os países Lusófonos africanos. O programa Revive foi lançado pelo Governo português com o objetivo de promover o restauro  património público português com interesse cultural, histórico e arquitetónico e permitir a sua utilização para atividades de turismo.
“A SOFID apoia vários projetos ligados ao turismo”, declarou Marta Mariz, CEO da SOFID. “Acreditamos no impacto deste setor, nomeadamente na criação de emprego e na cadeia de fornecimento local. O REVIVE é uma oportunidade para aliar este impacto à preservação do património histórico e cultural dos países Lusófonos africanos. Estamos pois muito satisfeitos com o significado deste acordo.”
“Estamos muito satisfeitos com o estreitar de relações com a SOFID para o apoio a investimentos privados em mercados emergentes” referiu Sérgio Pimenta, Vice-Presidente do IFC para África e Médio Oriente. “O turismo pode aportar grande impacto no desenvolvimento: é o segundo maior criador de emprego e pode aumentar a inclusão e emprego e gerar contribuições fiscais significativas para os governos.”
SOFID
A SOFID é a instituição financeira de desenvolvimento portuguesa que em articulação com os objetivos e estratégia do Estado Português em matéria de cooperação para o desenvolvimento e internacionalização da economia visa contribuir para o crescimento sustentável de países emergentes e em desenvolvimento. A SOFID tem por objetivo o financiamento de projetos de investimento privado em países em desenvolvimento. http://www.sofid.pt
Sobre o IFC
IFC – membro do Grupo do Banco Mundial – é a maior instituição de desenvolvimento global focada no setor privado em países emergentes Trabalha com mais de 2.000 empresas em todo o mundo, usando o seu capital e experiência para criar oportunidades onde são mais precisas. No ano fiscal de 2019, o IFC apoiou mais de 19 biliões de Dólares em financiamento de longo prazo em países em desenvolvimento, alavancando o poder do setor privado para terminar com a pobreza extrema e promover o desenvolvimento. Para mais informações visite www.ifc.org
Fique conectado