Share this page

A IFC nomeou Jean Philippe Prosper Vice-Presidente da África Subsaariana, América Latina e Caribe

Washington, DC, 27 de fevereiro de 2013 — A IFC, membro do Grupo Banco Mundial, anunciou hoje a nomeação de Jean Philippe Prosper como Vice-Presidente para a África Subsaariana, América Latina e Caribe. Ele ocupará o cargo em Joanesburgo após uma breve transição.
Em seu novo cargo, Prosper irá supervisionar as operações dos Serviços de Investimento e Consultoria em 79 países, onde a IFC possui uma carteira de investimentos combinada de $ 17 bilhões e programas de Serviços de Consultoria no valor de $ 286 milhões nas duas regiões.
Prosper afirma, "Nossas atividades na África Subsaariana e na América Latina e no Caribe são fundamentais para o negócio global da IFC, e trabalharemos para obter sucesso nessas regiões para causar um impacto mais significativo sobre a eliminação da pobreza através do desenvolvimento do setor privado".  
"Nosso foco na América Latina e Caribe é promover o crescimento econômico inclusivo, integração regional, inovação para melhorar a competição e projetos que atenuem a mudança climática.", disse Prosper. Essa região é responsável pela maior parte dos compromissos globais da IFC — 24% no ano fiscal de 2012, com $5 bilhões em financiamento para 134 novos projetos do setor privado. Através de seus Serviços de Consultoria, a IFC executou 79 projetos no valor de $82 milhões no final do último ano fiscal. A IFC conduz seus negócios nessa região de 16 escritórios.
Prosper diz: "Na África, a IFC é um grande investidor regional. Desenvolveremos ainda mais nossos serviços de investimento e consultoria, principalmente em estados fragilizados e afetados pelo conflito e por meio de projetos regionais e nacionais que têm potencial para transformar positivamente o desenvolvimento na África. "Durante o ano fiscal de 2012, os investimentos da IFC aumentaram em 44% para $ 4 bilhões, com grandes avanços em seus setores prioritários de infraestrutura e agronegócio. Quase todos os 123 programas de Serviços de Consultoria da IFC, no valor de $ 204 milhões na África Subsaariana, foram realizados nos países mais pobres da região, e mais de um quarto desse valor foi investido nos estados fragilizados e afetados pelo conflito. A IFC conduz seus negócios na África Subsaariana de 21 escritórios.
Até a sua nomeação, Prosper foi diretor da IFC para a América Latina e Caribe. De julho de 2008 a agosto de 2012, ele foi diretor para a África Oriental e Austral e co-diretor do departamento da África. Durante seu mandato no departamento da África, o investimento da IFC aumentou de $ 140 milhões no ano fiscal de 2003 para $ 4 bilhões no ano fiscal de 2012.
Prosper tem sido reconhecido por sua capacidade de liderança na IFC. Ele recebeu o Diversity and Inclusion Leadership Award (Prêmio de Liderança em Diversidade e Inclusão) em 2010 e o Good Manager Award (Prêmio Bom Gerente) em 2011, dois dos mais prestigiados prêmios do Grupo Banco Mundial.
Antes de fazer parte da IFC, Prosper foi o Coordenador Regional para o México, países andinos, América Central e Panamá para a Corporação Interamericana de Investimentos (CII) do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Entre 1986 e 1990, trabalhou na SOFIHDES, uma empresa de finanças de desenvolvimento privado no Haiti, onde ocupou o cargo de Diretor Geral. Durante esse período, Prosper foi também professor de matemática, estatística e finanças administrativas e empresariais na Universidade do Estado do Haiti. No início da década de 80, trabalhou como consultor do Ministro do Haiti no departamento de Assuntos Financeiros, Econômicos e Industriais.
Prosper possui diploma de bacharel em Matemática e Engenharia Civil e um diploma de MBA. Como haitiano, ele é fluente em crioulo, inglês, francês, português e espanhol e possui conhecimento prático de Kiswahili.
Sobre a IFC
A IFC, membro do Grupo Banco Mundial, é a maior instituição de desenvolvimento global voltada exclusivamente para o setor privado. Ajudamos os países em desenvolvimento a alcançar o crescimento sustentável aplicando investimentos, mobilizando capital nos mercados financeiros internacionais e prestando serviços de consultoria a empresas e governos. No ano fiscal de 2012, nossos investimentos atingiram um recorde de mais de $ 20 bilhões, alavancando o poder do setor privado para criar empregos, conduzir inovações e enfrentar os desafios de desenvolvimento mais urgentes do mundo. Para obter mais informações, acesse www.ifc.org .
Fique ligado