Share this page

IFC e Itaú BBA se unem para acelerar o mercado de construção verde no Brasil

São Paulo, 10 de junho de 2021 — A IFC, membro do Grupo Banco Mundial, está apoiando o Itaú BBA para estimular o mercado de construções verdes, inicialmente na região metropolitana de São Paulo. O investimento em edifícios verdes tem um papel imprescindível para estimular o crescimento da economia de baixo carbono e assegurar a transição para energia limpa.
 
A iniciativa envolve a capacitação técnica para incorporadoras clientes do banco e serviços de consultoria para identificação de oportunidades no mercado de edifícios verdes. O projeto envolve treinamentos e orientações para a certificação EDGE, uma inovação da IFC que tem como base um software que fornece soluções técnicas para adaptar o projeto do empreendimento a uma construção verde, com resultados ambientais e financeiros. O aplicativo estrutura projetos com redução de energia elétrica, água e a energia embutida nos materiais de construção mínima de 20% em comparação a uma construção convencional. A certificação EDGE é um sistema de certificação de edifícios verdes para mais de 170 países.
 
Para o projeto, o Itaú BBA desenvolveu e lançou um produto novo, o Plano Empresário Verde, com condições diferenciadas de financiamento. A incorporadora, ao aderir e atingir as metas do Plano Empresário Verde e ter alcançado a Certificação Preliminar EDGE, contará com uma redução na taxa originalmente contratada pelo banco. O cliente que tiver seu projeto certificado preliminarmente pelo EDGE poderá utilizar uma placa de obra diferenciada, indicando que se trata de um empreendimento green building.
 
"A conscientização do mercado proporciona ao Itaú BBA a possibilidade de criar um roteiro de oportunidades para investimentos em construções verdes e ajudar na transformação da economia, da sociedade e do meio ambiente no Brasil", afirma Miltom d'Avila, Superintendente do Segmento Imobiliário no Itaú BBA.
 
"Incentivar projetos de edifícios verdes no setor da construção é primordial para lançar as bases para uma recuperação econômica verde. No Brasil, a velocidade da urbanização apresenta uma das taxas mais rápidas do mundo, ficando atrás apenas da China e da Índia, e a incorporação desse novo desenho trará efeitos imediatos para a sociedade", aponta Carlos Leiria Pinto, Gerente Geral da IFC no Brasil. "A parceria com o Itaú BBA ajudará a mitigar a pressão climática da urbanização ao mesmo tempo em que abriremos novas oportunidades econômicas verdes," acrescenta.
 
O Brasil representa o maior mercado de construção verde na América do Sul, com certificação com mais de 1.400 edifícios e projetos verdes, e a IFC projeta uma oportunidade de investimentos em construção verde de US$ 40 bilhões até 2025, com potencial para 450.000 unidades residenciais verdes (dependentes de condições econômicas sujeitas a mudanças).
 
A parceria entre o Itaú e a IFC teve início em 2013, quando esta prestou assistência técnica e financeira ao Itaú para o desenvolvimento do Programa Itaú Mulher Empreendedora, feito para Inspirar, Conectar e possibilitar Mulheres a empreenderem. O suporte da IFC ao Itaú BBA faz parte da Estratégia Climática do Grupo Banco Mundial, que foi desenvolvida em consulta com governos, organizações da sociedade civil e o setor privado em mais de 22 países.
 
Sobre o Itaú Unibanco
O propósito do Itaú Unibanco é promover o poder de transformação das pessoas e fazemos isso por meio de uma agenda estratégica focada na centralidade do cliente e na transformação digital, baseada também na diversidade do nosso povo. Maior banco da América Latina, o Itaú Unibanco está presente em 18 países e conta com mais de 56 milhões de clientes, entre pessoas físicas e jurídicas de todos os segmentos, a quem oferecemos as melhores experiências em produtos e serviços financeiros. O Itaú Unibanco foi selecionado pela 21ª vez consecutiva para fazer parte do Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI World), sendo a única instituição financeira latino-americana a fazer parte do índice desde sua criação, em 1999. www.itau.com.br.
 
Sobre o EDGE
Uma inovação da IFC, o EDGE auxilia incorporadoras a construírem e receberem o selo verde de maneira rápida, fácil e economicamente viável. O EDGE tem como base um software grátis que incentiva soluções para reduzir o uso de água, energia elétrica e da energia utilizada na produção dos materiais de construção em pelo menos 20%, padrão para a certificação EDGE. O programa recebeu o apoio generoso dos seguintes doadores: Áustria, Canadá, Dinamarca, ESMAP (Programa de Assistência à Gestão do Setor de Energia), UE, Finlândia, GEF (Fundo Global para o Meio Ambiente), Hungria, Japão, Suíça e Reino Unido. Para mais informações, visite www.edgebuildings.com.
 
Sobre a IFC
A IFC—membro do Grupo Banco Mundial—é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países, usando nosso capital, conhecimentos técnicos e influência para criar mercados e gerar oportunidades nos países em desenvolvimento. No exercício financeiro de 2020, investimos US$ 22 bilhões em empresas privadas e instituições financeiras nos países em desenvolvimento, alavancando o poder do setor privado para erradicar a pobreza extrema e aumentar a prosperidade compartilhada. Para mais informações, visite www.ifc.org.
 
Fique ligado
www.ifc.org/lac
www.twitter.com/IFC_LAC
www.linkedin.com/company/ifc-américa-latina-y-el-caribe
www.facebook.com/IFCwbg
www.instagram.com/ifc_org/
www.youtube.com/IFCvideocasts
www.twitter.com/IFC_org
www.ifc.org/SocialMediaIndex