São Paulo, 23 de agosto de 2024 – A IFC está investindo na Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, para apoiar a expansão da empresa no país com foco em regiões que enfrentam baixa densidade de médicos, como o Norte e Nordeste. Este investimento melhorará o acesso ao ensino médico superior de qualidade, ajudando assim o Brasil a superar os desafios enfrentados na área da saúde.
Esse é o primeiro empréstimo ligado à sustentabilidade (sustainability-linked loan, em inglês) da IFC baseado em metas sociais no setor educacional em todo o mundo. A taxa do empréstimo da IFC está vinculado ao alcance, por parte da Afya, de metas definidas por indicadores-chave de desempenho específicos no âmbito social, incluindo consultas médicas gratuitas para a comunidade e qualidade da educação, de acordo com critérios definidos pelo Ministério da Educação.
O empréstimo de longo prazo da IFC de até R$ 500 milhões apoiará o plano de expansão da Afya no Brasil, incluindo a integração em suas operações de escolas médicas nas regiões Norte e Nordeste. Com esse investimento, a IFC visa incentivar a implementação de modelos de negócios inovadores e alavancar novas tecnologias, ao mesmo tempo em que promove a oferta de aprendizado ao longo da vida, principalmente entre médicos.
Além do empréstimo, a IFC prestou consultoria à Afya na elaboração de um arcabouço de sustainability-linked finance. Essa estrutura, aprovada por um verificador externo (provedor de opinião de segunda parte), ajudou a empresa a traçar uma estratégia de sustentabilidade, a divulgar os esforços feitos para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 (saúde e bem-estar) e 4 (educação de qualidade), e a ter os mecanismos adequados para medir e analisar as próprias metas de desempenho de sustentabilidade ao longo do tempo.
A distribuição desigual de médicos enfrentada atualmente pelo Brasil é uma questão urgente e com consequências significativas para o seu sistema de saúde. Para superar esse obstáculo, o país precisa de um esforço conjunto para formar mais médicos, especialmente no Norte e Nordeste, onde a escassez é mais evidente. Ao aumentar o número de médicos, o Brasil poderia aumentar significativamente a resiliência do seu sistema de saúde e melhorar o acesso aos serviços médicos.
"Com este investimento, poderemos atingir os nossos objetivos de expansão, incluindo o aumento de 200 novas vagas de Medicina este ano. Além de fortalecer nossa capacidade de formar médicos qualificados no país, pretendemos melhorar os indicadores de saúde da atenção primária e das comunidades onde atuamos, confirmando nosso compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3", disse Virgílio Gibbon, CEO da Afya.
"Apoiar a Afya, uma empresa educacional de destaque no Brasil, vai nos ajudar a contribuir para a melhoria da educação médica terciária em áreas carentes. A meta da Afya de desenvolver soluções de aprendizagem presencial, com forte ênfase em tecnologia, se alinha com os objetivos da IFC de promover uma educação de qualidade e fortalecer os serviços de saúde no país", afirma Manuel Reyes-Retana, Diretor Regional da IFC para a América do Sul. "Esperamos que esse instrumento financeiro inovador seja um estímulo para que outros participantes do mercado adotem metas sociais no setor educacional brasileiro", acrescentou.
Sobre a IFC
A IFC — membro do Grupo Banco Mundial — é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes. Trabalhamos em mais de cem países, usando nosso capital, conhecimentos técnicos e influência para criar mercados e oportunidades nos países em desenvolvimento. No exercício financeiro de 2024, a IFC alocou um valor recorde de US$ 56 bilhões para empresas privadas e instituições financeiras nesses países, alavancando soluções do setor privado e mobilizando o capital privado para criar um mundo livre da pobreza e um planeta habitável. Para mais informações, visite www.ifc.org.
Fique ligado
www.ifc.org/lac
www.twitter.com/IFC_LAC
www.linkedin.com/company/ifc-américa-latina-y-el-caribe
www.facebook.com/IFCwbg
www.instagram.com/ifc_org/
www.youtube.com/IFCvideocasts
www.twitter.com/IFC_org
www.ifc.org/SocialMediaIndex